Bem vindo ao blog Momentos

Aqui voce vai conhecer pequenas coisas que me fazem feliz. Espero ter passado através das fotos contidas nesse blog e de algumas palavras nele escritas um pouco de sentimento, bom gosto, e amor pela natureza; coisas que sinto e gostaria de partilhar com voce, que agora visita este blog.



Espero conseguir, em algum momento, dividir com voce o mesmo sentimento e a mesma alegria por alguma coisa em comum.







Um abraço carinhoso.



Rita de Cássia



quarta-feira, 17 de março de 2010

Flores na culinária


Flores embelezam a vida, trazem alegria, perfumam, falam de amor. Elas estão nos campos, nos morros, nas árvores, nos vasos, nos jarros, nos jardins e também na culinária, dando cor e sabor à sua mesa.
As saladas que sempre são lindas e com suas verduras e legumes coloridos enfeitam a mesa, enchem os olhos, ficam ainda mais saborosas e belas com flores comestíveis, que podem ser encontradas em todo lugar. Veja abaixo alguns exemplos que pesquisei na net, experimente e bom apetite:
"Flores comestíveis... afinal, o assunto não é novo. Certamente você já comeu flores menos famosas no mundo ornamental. Quer ver? O brócolis, a couve-flore a alcachofra são flores comestíveis!.
Mas, se assunto é flores ornamentais, existem aquelas que podem ser saboreadas, além de apenas decorar os pratos.
Só que antes de tudo é importantíssimo lembrar que as flores utilizadas na alimentação não são as mesmas comercializadas em floriculturas ou gardens centers, pois estas são cultivadas com produtos químicos que podem causar sérios problemas para a saúde. As flores comestíveis devem ser adquiridas de produtores especializados, que não utilizam qualquer tipo de agrotóxico ou tratamento químico no seu cultivo.
Além disso, é fundamental saber que não são todas as espécies que podem ser ingeridas. Existem flores que apresentam princípios tóxicos e não devem ser usadas na alimentação de forma alguma. Exemplos disso são as violetas africanas, os crisântemos, o copo-de-leite, o lírio, entre outras.
Feito o alerta, vamos lá!. Vejamos algumas flores que podem ser usadas na alimentação:
Capuchinha (Nastúrcio) - Uma das flores mais usadas em restaurantes finos, que geralmente usam suas folhas e flores em saladas. A capuchinha tem um sabor picante, que lembra o do agrião. É rica em vitamina C e, segundo os especialistas, apresenta propriedades digestivas.
Calêndula - Esta flor acrescenta um colorido muito bonito à salada, mas o miolo deve ser retirado na hora de comer. O uso da calêndula na alimentação não é recente: há muitos anos ela já era utilizada por ser um bom corante para caldas e bolos.
Amor-perfeito – Esta flor é bem versátil e bonita. Pode ser usada tanto nas saladas como para decorar as sobremesas. Com a vantagem que podemos comer também a decoração!
Rosa – Além do visual, a rosa acrescenta um suave perfume aos pratos que acompanha. É muito usada para aromatizar e decorar doces com caldas e é irresistível numa salada.
Borago – Também conhecida como borragem. É uma planta medicinal (Borago officinalis) usada como expectorante das vias respiratórias e fornece certa dose de vitamina C. Algumas pessoas acham seu sabor semelhante ao do pepino. As folhas são usadas em compressas para suavizar problemas de pele."...
Veja mais no site: http://www.jardimdeflores.com.br/